Agora que você já sabe como a disciplina é fundamental para viver uma vida em alta performance (tema do blog anterior), chegou a hora de entender a importância de estabelecer e escrever suas metas corretamente.
Então vamos lá, antes que você pense “Ah! mas eu já sei o que eu quero, precisa escrever mesmo?” A resposta é SIM.
Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1979, com um grupo de alunos terminando seu MBA tinha como objetivo identificar se eles tinha o hábito de escrever as metas deles para os próximos anos e se tinham um plano de ação estabelecido para alcança-las. Como resultado dessa pesquisa descobriram que 84% das pessoas não tinham metas estabelecidas, 13% tinham metas escritas, mas nenhum plano para realizá-las e apenas 3% tinham as metas e os planos por escrito. Então, 10 anos mais tarde, quem tinha metas escritas ganhava em média duas vezes mais do que aqueles que não tinham e os 3%, que tinham anotado suas metas e planos no papel, ganhavam cerca de 10 vezes mais que o outro grupo, que não anotava as suas metas. A ciência conseguiu comprovar o poder da escrita, isso porque, quando desenhamos, escrevemos ou reescrevemos, estamos passando a informação por nossos 3 canais de comunicação, aumentando assim 3 x mais nosso poder de realização. Então, ao invés de guardar suas metas na memória, quando você escreve suas metas, você assume um compromisso com elas e desse modo consegue cumpri-las muito mais do que as pessoas que simplesmente as guardam na mente.
Mas não basta apenas ter suas metas escritas, é necessário saber para onde está indo, escrever suas metas, sonhos e desejos é um exercício incrível e extremamente transformador e isso te ajuda a concretizar tudo o que deseja, mesmo antes de acontecer, pois na sua mente, ao registrar o que deseja isso já está acontecendo.
Entendendo a importância de escrever seus sonhos e metas está na hora de escrever as suas próprias metas. As metas te ajudam a decidir o que é importante para estruturar sua rotina por isso você deve saber exatamente qual seu propósito, o que pretende ser, ter e fazer, saiba claramente por que você quer o que quer (assim seu cérebro trabalhará melhor para ajudá-lo a conseguir) e como se sentirá ao conseguir (quando conhecemos o que nos dá prazer na obtenção de um resultado o cérebro fixará a atenção no que lhe traz satisfação) e por último lembre-se, de nada adianta ter metas claras e bem definidas se você não entrar em ação, portanto, faça o que precisa ser feito.
Para te ajudar a fazer seu plano corretamente pense no que quer alcançar e como quer alcançar, você deve se comprometer com seus objetivos por isso estabeleça metas atrativas e positivas. Seja o mais específico ao estabelecer metas e trace planos de ação a curto e longo prazo, para todas as áreas de sua vida. Determine metas exigentes e desafiantes, porém realistas, afinal você deve se sentir capaz de alcança-las. Assegure-se de que você trabalha por algo que realmente quer, não limite seus objetivos e tenha ambição.
Todos os que querem realizar um sonho seguem um planejamento, faça o seu.