Você sabe a real importância de se amar?

Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA), o Professor Philip Zimbardo realizou um experimento de psicologia social muito interessante. Eles deixaram dois carros idênticos, da mesma marca, modelo e cor, abandonados na rua. Um no Bronx (Nova York), um local pobre e com altos índices de criminalidade e o outro em Palo Alto (Califórnia), uma área rica e tranquila. A ideia do experimento era permitir que especialistas em psicologia social estudassem as condutas das pessoas em cada local.

Poucas horas depois o carro abandonado no Bronx começou a ser vandalizado. As rodas, o motor, os espelhos, o rádio, foram roubados e o que não pode ser levado foi completamente destruído. Ao contrário, o carro abandonado em Palo Alto que, por uma semana, se manteve intacto.

No entanto, o experimento não terminou aí, para demonstrar que as condições ambientais interferem diretamente na psiquê humana, os pesquisadores decidiram quebrar um vidro do carro de Palo Alto para ver o que aconteceria. E, logo a seguir, foi desencadeando o mesmo processo que ocorreu no Bronx, roubo e vandalismo que terminaram deixando o veículo na mesma situação do veículo deixado no Bronx.

Os pesquisadores concluíram que esse vandalismo se trata de algo que tem a ver com a psicologia humana e com as relações sociais, que um vidro quebrado transmite uma ideia de abandono, deterioração e desinteresse, o que faz com que as pessoas acreditem que naquele lugar não existem normas ou regras e “vale-tudo”.

Pense nisso agora olhando para dentro de você e para suas coisas, se você não se cuida, se suas coisas estão sempre quebradas ou sujas, se você tem maus hábitos alimentares, desrespeita as pessoas a sua volta, você começa a transmitir as pessoas a ideia de abandono. Nosso cérebro precisa de coerência e, para as coisas fazerem sentido, ele busca padrões e conformidade. Então quando vemos algo bonito e bem cuidado fazemos de tudo para nos equiparar àquele nível. Mas o contrário também é verdadeiro, quando tudo está sujo e desorganizado recebemos o recado de que ninguém liga e não ligamos também, como se não fizesse a menor diferença e o cérebro entende que se você não cuida do que tem hoje você não merece mais. Se você acredita que nada adianta, que é melhor deixar a vida te levar, então você caminhará para o abandono de si mesmo e viverá uma vida pautada no desamparo aprendido, colhendo cada dia mais indiferença e escassez.

Mas, ao saber disso espero que você comece a entender a real importância de se amar e se cuidar, comece a reparar suas coisas que estão quebrada, desenvolva novos hábitos de higiene e alimentares, organize suas metas. Ao fazer isso você estará transmitindo ao universo a ideia de que merece o melhor e, ao trazer seu melhor para a situação que você vive, você aumenta seu senso de merecimento, sua autoestima e seu amor próprio, isso irá te conduzir ao caminho da abundância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *